LANÇAMENTO

O livro trata de um tema muito comentado entre professores de Língua Portuguesa, mas ainda pouco trabalhado em sala de aula: a reescrita de textos. De um modo geral, a ideia de reescrita em contexto escolar está relacionada à correção do professor, que devolve o texto ao aluno, indicando o que precisa ser revisado. A reescrita de que trata este livro não é a reescrita enquanto revisão, mas a reescrita enquanto momento integrante da escrita de textos; a reescrita enquanto processo de interação entre alunos e entre alunos e professores; a reescrita enquanto tema de aula, integrante do currículo de Língua Portuguesa. Nessa perspectiva, o texto produzido pelo aluno passa a ser o mirante de onde se olha para as questões de linguagem, de modo que as inadequações nele encontradas tornam-se índices, pistas que indicam ao professor o que não foi e/ou precisa ser tematizado e discutido em sala de aula. O processo de reescrita, nesta proposta, configura-se como um movimento de adequação do texto ao contexto comunicacional (e isso inclui considerar questões de discurso, texto, enunciação, gramática, ortografia) e como espaço produtivo de aprendizagem.

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