PROJETOS FINALIZADOS

Sobre a gênese e a transmissibilidade de pré-discursos que sustentam o discurso do senso comum sobre a língua portuguesa no Brasil

Coordenação: Fernanda Mussalim

Neste projeto pretendo analisar, com base, fundamentalmente, nos conceitos de pré-discurso (PAVEAU, 2013), cognição distribuída (HUTCHINS, 1990, 1995a, 1995b; HUTCHINS, KLAUSEN, 1996 ), dispositivo comunicacional (MAINGUENEAU, 2002, 2006, 2015) e na concepção de língua natural postulada por Franchi (1976, 1977), que se sustenta sobre as noções de indeterminação e sistema de referência, como se dá a gênese e a transmissibilidade de pré-discursos (quadros de valores, crenças, saberes e práticas) que informam e alimentam o discurso do senso comum sobre a língua portuguesa no Brasil. O corpus de análise da pesquisa será constituído de: i) gramáticas normativas da língua portuguesa; ii) manuais de gramática que dão dicas de como não errar mais; iii) matérias publicadas em edições de revistas de circulação nacional, que dão dicas a respeito de comportamentos linguísticos adequados para se conseguir um bom emprego e alavancar a carreira; iv) entrevistas concedidas por linguistas e postas a circular na mídia; v) artigos, publicados em jornais e revistas, e debates exibidos pela televisão, que colocam em cena polêmicas em torno da língua portuguesa e de seu ensino. A heterogeneidade do corpus se justifica pela necessidade de se avaliar a força que os meios e modos de circulação de certos conhecimentos sobre a língua podem ter no recrudescimento da defesa do ?bom português? e no fortalecimento do discurso do senso comum sobre a língua portuguesa no Brasil. Em relação à metodologia de pesquisa, assumirei, na esteira de Michel Pêcheux (1990), que uma metodologia de análise discursiva deverá implicar movimentos de alternância entre os gestos de descrever o corpus e interpretá-lo, sem, entretanto, considerar que se trata de movimentos indiscerníveis. Palavras-chave: Pré-discurso; sistema de referência; cognição distribuída; dispositivo comunicacional; discurso do senso comum sobre a língua portuguesa.

Financiamento: CNPq 

A problemática da anterioridade discursiva em Análise do Discurso: em pauta a dimensão cognitiva da teoria do discurso

Coordenação: Fernanda Mussalim

Nesta pesquisa pretendo, com base na análise de um conjunto de textos ? produzidos no Brasil a partir da década de 70 do século XX ? que se debruçaram sobre a problemática do ensino de língua portuguesa, refinar a distinção entre duas anterioridades discursivas, a saber, o interdiscurso (MAINGUENEAU, [1984] 2005) e o pré-discurso (PAVEAU, [2006] 2013). Esses dois conceitos possuem naturezas distintas: o primeiro é de natureza ideológica; o segundo, de natureza cognitiva. A hipótese que assumo, neste projeto, é de que, apesar de o funcionamento do interdiscurso produzir polêmicas, interincompreensão e simulacros, ele também pode ser tomado como o lugar de construção, transmissão e circulação de pré-discursos (saberes e crenças de um grupo social ou de uma comunidade discursiva). A noção de competência discursiva será o grande articulador teórico, que permitirá que sejam associados, de maneira congruente, esses dois conceitos. Uma das contribuições da pesquisa será demonstrar a produtividade de se construírem pontes entre uma teorização sobre o discurso fundamentada na relação entre língua e história e uma teorização sobre o discurso que incorpora, na explicação de seu funcionamento, uma dimensão cognitiva. PALAVRAS-CHAVE: Análise do discurso; Ciências cognitivas; Interdiscurso; Pré-discurso; Competência discursiva.

Fincanciamento: CNPq 

Processos editoriais e institucionais de gestão da imagem de autor: em pauta a identidade criadora de Mário de Andrade

Coordenação: Fernanda Mussalim

Descrição: No projeto Processos editoriais e institucionais de gestão da imagem de autor: em pauta a identidade criadora de Mário de Andrade (triênio 2016-2019), pretendo, a partir da análise de várias ações editoriais e institucionais que se deram em torno da obra e da figura de Mário de Andrade em 2015, por ocasião dos 70 anos de morte do escritor e às vésperas de sua obra entrar para o domínio público, verificar o modo como se dá a construção de imagem de autor. O projeto contempla como objetivos específicos, demonstrar como e em que medida: i) a mudança de mídium implicada na gestão de uma obra/texto afeta a construção de imagem de autor; ii) a exploração da valência interna do gênero de uma obra/texto afeta a construção de imagem de autor; iii) os processos de adaptação de uma obra, que acaba por constituir em torno de si uma nova comunidade discursiva, afetam a construção de imagem de autor; iv) os processos de aforização, destacamento e compartilhamento de frases da obra de Mário de Andrade afetam a construção de imagem de autor. Este projeto se desenvolverá, fundamentalmente, com base no quadro teórico proposto por Dominique Maingueneau. Palavras-chave: Análise do discurso; imagem de autor; mídium; valência genérica; aforização e destacabilidade.

Fincanciamento: CNPq 

Análise do discurso literário: o funcionamento da autoria na produção epistolar de Mário de Andrade

Coordenação: Fernanda Mussalim

No presente projeto, desenvolvido sob os auspícios do CNPq (Bolsa Pesquisador Produtividade - nível 2), pretendo, com base em fundamentos teóricos da Análise do discurso literário proposta por Dominique Maingueneau e, fundamentalmente, com base na concepção de autor formulada por ele em seu livro Discurso literário (2006a), analisar parte da produção epistolar de Mário de Andrade, com o intuito de verificar os modos pelos quais se dá o imbricamento entre as três instâncias autorais postuladas por Maingueneau, a saber, a pessoa, o escritor e o inscritor. O corpus de análise compõe-se das cartas que Mário de Andrade escreveu a Manuel Bandeira entre os anos de 1922 e 1944. Em relação à metodologia de pesquisa, seguirei Dominique Maingueneau (2005) ? segundo o qual o tratamento metodológico do corpus deve partir de hipóteses fundamentadas na história e em um conjunto de textos, sendo que a análise desse conjunto pode vir a confirmar ou refutar as hipóteses estabelecidas ? e Michel Pêcheux (1983/1990) ? que propõe que uma metodologia de análise discursiva deve implicar movimentos de alternância entre os gestos de descrever o corpus e interpretá-lo.

Fincanciamento: CNPq 

Gêneros discursivos e ensino

Coordenação: Fernanda Mussalim

A noção de gênero do discurso postulada por Mikhail Bakhtin tem norteado uma grande parcela de propostas de ensino de língua portuguesa. O teórico postula que os enunciados e seus tipos, isto é, os gêneros do discurso, são correias de transmissão entre a história da sociedade e a história da linguagem. Uma concepção como essa ? de base sócio discursiva ? pressupõe que a produção de linguagem não se dá apenas por meio da atualização de um código gramatical, mas à medida em que moldamos o nosso dizer às formas de um gênero no interior de um campo de atividade. Assim, uma compreensão mais adequada da história da linguagem só pode se dar a partir do estudo do enunciado como unidade real da comunicação discursiva, do mesmo modo que uma melhor caracterização da história da sociedade implica que voltemos o olhar para a história da produção da linguagem, para as atividades de linguagem, para as rotinas discursivas, ou seja, para os gêneros do discurso que essa mesma sociedade tornou e torna possíveis. Mais recentemente, outros autores, também fundamentados numa perspectiva sócio discursiva de linguagem, têm se debruçado sobre a problemática dos gêneros do discurso e contribuído, cada um a sua maneira, com a reflexão em torno do tema.Vinculado ao CEPELP/UFU (Centro de Pesquisa em Ensino de Língua Portuguesa), este projeto, que envolve alunos da graduação e pós-graduação do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia, pretende considerar o modo com Dominique Maingueneau compreende a problemática dos gêneros e em que ponto específico sua reflexão pode contribuir para esclarecer algumas querelas que repetidamente tomam lugar no cenário de classificação dos gêneros, bem como no seu ensino.

Estereótipos femininos no discurso publicitário: cenografias e processos de incorporação

Coordenação: Fernanda Mussalim

O intuito fundamental deste projeto, vinculado ao Centro de Pesquisa FEsTA (IEL/UNICAMP), é abordar a problemática da construção/reprodução de estereótipos femininos em propagandas publicadas em revistas destinadas à mulher, entre os anos 1980 e 2000 no Brasil, e sua possível relação com o processo de identificação da mulher brasileira com tais estereótipos. Proponho-me aqui, a partir desse objetivo central, problematizar especificamente a relação, muitas vezes dada como direta, entre os enunciados e as imagens veiculados nessas propagandas e o processo de identificação da leitora com certos estereótipos femininos, a fim de, contrariamente, sustentar que esse processo de identificação ocorre devido à incorporação? (cf. MAINGUENEAU, 2002) por parte do sujeito-leitor de identidades construídas no discurso publicitário a partir de estereótipos sociais.

Uma abordagem discursiva sobre as relações entre ethos e estilo

Coordenação: Fernanda Mussalim

Neste projeto, pretendo verificar, fundamentalmente, a relação entre ethos e estilo. Mais especificamente, gostaria de, debruçando-me sobre as práticas discursivas do grupo dos primeiros modernistas no Brasil, verificar em que medida a constituição de um novo posicionamento enunciativo no campo discursivo da arte brasileira implica modos de enunciação específicos, caracterizadores de certo estilo e constitutivos de um ethos discursivo. O corpus é constituído pelas manifestações verbais produzidas pelo grupo dos primeiros modernistas no Brasil? mais especificamente a crítica produzida por eles e publicada na imprensa brasileira entre os anos de 1917 e 1929; suas produções estéticas? pintura (Abaporu, de Tarsila do Amaral), música (Choros X de Villa-Lobos) e literatura (Macunaíma: o herói sem nenhum caráter de Mário de Andrade)?; e o modo de organização e movimentação do grupo no espaço social paulista. A fundamentação teórica desta pesquisa, a ser desenvolvida no campo da Análise do Discurso, considerará fundamentalmente a hipótese da semântica global, proposta por Dominique Maingueneau em Gênese dos Discursos. Serão mobilizados, além dos conceitos que compõem o quadro teórico de Gênese (interdiscurso, posicionamento, prática discursiva, prática intersemiótica, interincompreensão, cena da enunciação, ethos), alguns outros conceitos de extrema relevância para o desenvolvimento deste projeto, dentre eles, os conceitos de discurso constituinte, interlíngua e estilo.

Fincanciamento: CNPq 

Processos de constituição de identidades na arte, na mídia e na educação

Coordenação: Fernanda Mussalim

Com base no referencial teórico da Análise do Discurso, e agregando alunos da graduação e da pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia, este projeto visa produzir trabalhos relacionados à temática da constituição e legitimação de identidades na arte, na mídia e na educação que, em alguma medida, contribuem para uma abordagem esclarecedora das seguintes questões: a)Constituição e legitimação de uma identidade lingüística: de que maneira se constituiu a discussão em torno da existência ou não de uma identidade linguística nacional; quais foram/são as instâncias que, ao longo do tempo, legitimaram a existência de uma língua nacional (gramática, livros didáticos, literatura, documentos, povo, mídia); como podemos encontrar, nos discursos e nas práticas produzidos nessas instâncias, ecos de uma certa tradição discursiva em que, contraditoriamente, conviveram a busca por uma identidade lingüística brasileira e a reverência aos padrões clássicos e portugueses de língua e literatura. b)Constituição e legitimação de subjetividades: de que maneira se constituem e legitimam as identidades referentes ao gênero (homem/mulher) na mídia e na arte; de que maneira se constitui o efeito-autor - ou seu apagamento - em gêneros discursivos produzidos no campo midiático, artístico/literário e educacional; c)Constituição e legitimação de gêneros discursivos e instâncias enunciativas: constituição, legitimação e funcionamento de gêneros discursivos (a noção de gênero pressupõe identidade) produzidos no campo midiático, artístico/literário e educacional; constituição, legitimação e funcionamento de instâncias enunciativas (a noção de instância enunciativa pressupõe identidade em relação a certa posição enunciativa) inscritas no campo midiático, artístico/literário e educacional - revistas, jornais, gramáticas, materiais didáticos, documentos, etc.

Semântica Global: uma análise da constituição do Modernismo no Brasil

Coordenação: Fernanda Mussalim

Neste trabalho, propus-me a analisar de que modo se deu a constituição do discurso da crítica moderna no Brasil, a partir da análise de artigos publicados na imprensa brasileira entre os anos de 1917 e 1929. Para proceder à análise, me vali do conceito de semântica global que Maingueneau apresenta em Genèses du discours (1984). Analisando discursos publicados na imprensa no início do século XX, apontei como se deram os embates entre a arte moderna, que começava a se manifestar no Brasil, a "velha arte" e a vanguarda européia. A partir de um tema largamente discutido pela crítica da época, a saber, o da representação da realidade, procurei mostrar por que caminhos interdiscursivos o discurso modernista constrói a própria identidade. Na análise, abordei, entre outras coisas, aspectos relacionados à materialidade discursiva, no intuito de mostrar que o modo de funcionamento do filtro semântico do sistema de restrições do discurso modernista sustenta-se sobre uma base lingüística: o discurso modernista estabelece, com os outros discursos com os quais trava embates, relações de negação, concessão e denegação, verificáveis na estruturação sintática desse discurso.

Fincanciamento: CAPES